Por que calcular a rentabilidade de um investimento?

Rentabilidade é uma palavra muito repetida no mundo dos negócios, sobretudo quando se fala em fazer investimentos. Mas é preciso entender porque esse indicador é tão importante nos negócios. Quando ouvimos a pergunta “qual é o objetivo de uma empresa”, a resposta mais comum é “obter lucro”. Mas isso não está totalmente correto. Mais importante do que um investimento gerar lucro, é quanto lucro ele vai gerar. De nada adianta você investir milhões de reais, e lucrar apenas alguns reais. Então, a resposta certa para a pergunta acima seria “obter um lucro relativamente alto”. A explicação é simples: quanto maior o lucro, mais rápido o dinheiro investido retorna para você. Isso é suficiente para entendermos o conceito de rentabilidade, e como ele está relacionado com a performance de um investimento.

Mas, por que é necessário saber o tempo que o dinheiro levará para voltar para o seu bolso? Por que o mercado oferece uma ampla gama de produtos e negócios para você investir. Então, se você faz um determinado investimento que será capaz de devolver o seu capital em, por exemplo, 20 anos, ao invés de investir em um negócio que poderia fazê-lo em menos de 15, você possivelmente não está investindo bem. Possivelmente, pois existe um fator que é essencial ser analisado em conjunto com o prazo de retorno do investimento: o risco. Negócios muito arriscados normalmente compensam o risco com um prazo de retorno muito menor, assim como negócios mais seguros costumam devolver o capital investido num prazo maior.

Para saber o prazo de retorno de um investimento, você divide o valor total investido pelo lucro obtido (ou projetado) com ele no ano. O resultado será o número de anos que o seu capital levará para voltar para você. O mercado, como gosta de usar a linguagem percentual, diz a mesma coisa fazendo a conta inversa: dividir o lucro obtido pelo valor total investido. O resultado será a sua rentabilidade. Empresas calculam o seu índice de rentabilidade com base no lucro, pois possuem uma estrutura de custos muito alta. No entanto, há negócios que podem ter sua rentabilidade calculada com base na receita, já que seus custos são muito baixos. É o caso dos investimentos imobiliários, que são realizados baseados na famosa Capitalization Rate (Cap Rate), que é a taxa de retorno geral de um investimento feito em determinado imóvel, calculada dividindo-se a receita de aluguel pelo valor investido no imóvel.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s